20/07/17

Cabo Sardão

No Concelho de Odemira, na área de paisagem protegida do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina, entre Almograve e a Zambujeira do Mar, junto à aldeia de Cavaleiro localiza-se Cabo Sardão. É a maior proeminência da costa ocidental entre o cabo de Sines e o cabo de São Vicente.
O imponente farol, construído em 1915, tem uma torre de 17 metros de altura, quadrangular de alvenaria com lanterna cilíndrica vermelha. Este farol tem uma característica única: está construído ao contrário de todos os outros, ou seja, com a porta de entrada virada para o mar e o farol voltado para terra! Conta-se que o construtor terá compreendido mal a implantação da construção, rodando-a 180º. Este facto poderá revelar a dificuldade de comunicação entre o construtor e os engenheiros da Marinha; mas não deixaria também de estar relacionado com a distância e a solidão desta costa, longe das inspecções dos responsáveis.







Junto à falésia, pode admirar os muitos casais de cegonha-branca que só aqui e apenas nesta costa escolheram o seu local de nidificação.






Na costa do Farol do Cabo Sardão, pode admirar os veios cravados nas paredes rochosas e as ilhotas semeadas aqui e ali, numa paisagem de cortar a respiração.


Se for um pouco aventureiro e não tiver crianças, vá um pouco mais além. Num passeio ao longo da escarpa, por um carreiro fácil de encontrar mas muito estreito nalguns pontos, encontrará praias idílicas e desertas.Para além das aves que nidificam nesta zona, só um número muito reduzido de pescadores à linha insiste em fazer destas paragens a sua casa.


Localização do farol: Latitude: 37° 35' 55.10"Norte; Longitude: 8° 48' 57.73"Oeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário