18/07/17

Tavira

Tavira, possui uma encantadora mescla de belos edifícios, ruas calcetadas e praças que mantêm o ambiente de uma tradicional vila piscatória algarvia. O rio Gilão, que corre ao longo do centro da cidade, amplifica o seu charme. A cidade está repleta de elegantes edifícios que exibem os característicos telhados em tesoura e é atravessada por uma antiga ponte, alegadamente de origem romana, cuja melhor perspectiva se pode obter da Praça da República. Esta praça, rodeada pela Câmara Municipal e por outros edifícios esplêndidos, é prolongada por jardins que são um excelente local para passear a pé.
Cidade velha

Ruínas (Castelo) deste antigo forte mourisco foram reconstruídas após a conquista cristã do Algarve no século XIII. As suas torres oferecem belas vistas panorâmicas sobre a cidade de Tavira e da região envolvente, enquanto o encantador jardim interior, com os seus bancos abrigados por árvores, é um óptimo refúgio para o calor dos dias quentes.

Igreja de Santa Maria do Castelo, é a igreja matriz. O portal principal ainda é o original gótico, com quatro arquivoltas em arco quebrado e respetivos capitéis vegetalistas, datando de uma campanha de obras de finais do século XIV ou inícios do século XV

Cidade velha, com os seus característicos telhados de tesoura (são telhados de quatro águas e são a imagem de marca de Tavira, antiga cidade aristocrata, cuja arquitectura se caracteriza por estas coberturas de forte influência oriental.)
Adequados ao clima do sul de Portugal, os telhados de quatro águas, ou de tesoura, permitem aumentar a circulação de ar nas habitações, tornando-as mais frescas no Verão e isolando o frio no Inverno.





Coreto no jardim público, junto ao rio Gilão


 Ponte romana sobre o rio Gilão


Sem comentários:

Enviar um comentário