12/03/18

Cerdeira

Cerdeira, um lugar de sonho à espera de transformar outros sonhos em realidade.

Aldeia de xisto na serra da Lousã, dispõe basicamente, de uma ruela, declivosa, que liga o seu topo à ribeira que corre no fundo do vale. As construções dispõem-se irregularmente ao longo dela, com pequenos recantos. O material de construção predominante é xisto escuro e nenhuma fachada se encontra rebocada. 
Tem menos de 10 habitantes permanentes.
A primeira referência à aldeia, surge em documentos dos anos 1679 e 1687.  

Servida por um único acesso, à entrada há um pequeno parque de merendas e um salão onde no verão se fazem festas com chanfana e concertina. 
 
.








É talvez a aldeia onde mais se sentem os laços com a natureza, sendo favorecida em termos de diversidade de fauna e flora. Da parte superior da aldeia têm-se uma panorâmica magnífica da serra que juntamente com a solidão e o carácter intacto do local permitem momentos de reflexão.











Em Cerdeira, o silêncio é perturbado apenas pelo som do vento nas árvores e pela ocasional pancada seca vinda do atelier da artesã Kirsten Thomas, cujo trabalho espelha nos temas e nos materiais um visível apreço pela aldeia. Um pouco mais adiante, é a plantação de ervas aromáticas, medicinais e condimentares de António Carlos Andrade que aproveita o melhor da terra. Um e outro encontraram em Cerdeira aquilo que tanta gente procura ainda. Um lugar mágico, onde os projectos se concretizam em pleno enquadramento rural. Uma capela e um punhado de casas perfeitamente integradas na paisagem, o chão de xisto que conduz à pequena ponte em madeira, a fonte que murmura uma canção de embalar, tudo aqui é profundamente romântico.
























Nicho na fachada de uma casa particular. No seu interior, uma tábua pintada é um ex voto dedicado ao Senhor dos Aflitos, cujo texto mantém toda a atualidade:
MILAGRE QUE FEZ O SENHOR DOS
AFLITOS Á ALDEIA DA CER
DEIRA QUE NÃO A DEIXOU
MORRER E QUE SEMPRE PRO
TEGEU OS FILHOS DA CER
DEIRA POR ESTE MUNDO
FORA



Ao entrar na aldeia passamos uma ponte de madeira que cruza um pequeno riacho.








Coordenadas GPS:
Latitude: 40º 05' 45.77'' N
Longitude: 8º 13' 04.71" W









Sem comentários:

Enviar um comentário