21/10/18

Ponte romana da Ribeira da Pracana

Situada na fronteira entre os concelhos de Proença-a-Nova e Mação, a ponte romana terá sido construída entre o século I a. C. e o primeiro século da era cristã.
Presume-se que a ponte estaria integrada no antigo sistema viário que vinha do norte, passando pela “via mourisca”, através da Amêndoa e Envendos, em direção ao rio Tejo
O tabuleiro inclinado da ponte assenta sobre seis arcos de dimensões diferenciadas, com os dois maiores ao centro e decrescendo para as extremidades.

Se as pedras que formam o pavimento irregular da ponte da Pracana falassem, teriam 20 séculos de história para contar. Falariam do desenvolvimento do comércio de vinho e azeite durante a ocupação romana da Península e do esforço de viajantes vergados por trajetos de dias ou mesmo semanas de viagem.


A Ribeira da Pracana, nasce perto da Amêndoa, para desaguar cerca de 30 Kms. depois, na margem direita do Rio Ocreza.

A ponte da Pracana, estáclassificada como imóvel de interesse público


Desde 1992, a ponte ganhou a companhia de uma nova estrutura em betão armado, construída a montante, a uma cota muito superior. O desnivelamento dificulta a sua observação por quem passa na estrada de ligação entre São Pedro do Esteval e a Ladeira, mas uma paragem na zona ou a opção pelo percurso pedestre PR7 são a melhor forma de descobrir este património. A designada Rota dos Estevais, com início e fim na biblioteca de S. Pedro do Esteval, tem uma extensão de 7,8 Km e acompanha a confluência das ribeiras da Pracana e da Freixada, permitindo ainda observar o Moinho Novo e o Açude das Brazinhas.






Informações retiradas daqui





 

Sem comentários:

Enviar um comentário