27/04/18

Castelo Bom

Castelo Bom é uma freguesia do concelho de Almeida, distrito da Guarda. Situa-se na zona raiana da Beira Interior, mais concretamente na sub-região da Beira Interior Norte. Foi vila e sede de concelho durante mais de quinhentos anos.



Este castelo situa-se num cabeço sobranceiro ao rio Côa e foi um dos sete castelos negociados por Dom Dinis no Tratado de Alcanices. Foi também este monarca que entregou a carta de foral à povoação e promoveu a reconstrução do seu castelo e muralha. Durante o reinado de Dom Manuel, altura em que são construídas diversas casas senhoriais na região, a muralha foi remodelada. 

 
Igreja de Nossa Senhora da Assunção - Séc. XIII-XVIII
Antes desta igreja havia outra, medieval, da qual nada subsiste. A igreja, conforme se conhece hoje, foi sendo progressivamente reconstruída e reformada, principalmente, no período maneirista, altura em que foram criados vários volumes. No interior, os destaques são vários: a nave de cinco tramos com cobertura de madeira, o baptistério, o púlpito de madeira e os retábulos de talha dourada do estilo nacional.
















 Casa do Fidalgo, exemplar de arquitectura civil do sec. XVI

Brasão da vila de Castelo Bom, junto à Porta da Vila
Uma das teorias explicativas para a origem dos sete castelos dourados representados no escudo e na bandeira nacional coloca Castelo Bom como sendo uma das praças representadas. A referida teoria identifica os sete castelos como sendo as sete praças raianas consagradas pelos portugueses no Tratado de Alcanices (Castelo Bom, Castelo Mendo, Almeida, Alfaiates, Sabugal, Vilar Maior, Castelo Rodrigo e Castelo Melhor). Este facto enche de orgulho as gentes de Castelo Bom, e atesta bem a importância secular deste castelo na defesa da integridade e da identidade de Portugal

 Porta da Vila, entrada no castelo de Castelo Bom




40.619167, -6.897972


Sem comentários:

Enviar um comentário