16/10/18

Cromeleque de Almendres - Évora

Recinto Megalítico do Almendres - Nossa Senhora de Guadalupe/ Valverde, Évora.

Conhecido popularmente por "Alto da Pedras Talhas", é o maior recinto megalítico da Península Ibérica e um dos mais antigos  monumentos da humanidade. Está atualmente, estruturado por cerca de uma centena de monólitos, alguns deles decorados com gravuras.
Edificado à cerca de 7000 anos, no Neolítico Antigo, apresenta uma planta oval que resulta de acrescentos e remodelações ao longo do tempo. Originalmente teria uma estrutura em forma de ferradura aberta a nascente, à semelhança de outros recintos megalíticos conhecido na região.
Desconhece-se a sua função, contudo dados arqueológicos recentes têm evidenciado a disposição e implantação de alguns monolitos coincidentes com os movimentos astronómicos elementares do sol e da lua na marcação dos equinócios e solestícios. Por outro lado, alguns elementos decorativos e a aparente esquematização antropomórfica dos menires, poderão constituir, à escala monumental , a primeira representação escultórica de entidades tutoras ou mesmo das mais ancestrais linhagens de poder.
















Decoração antropomórfica em menir


Vista para a cidade de Évora




Ao longe, a cidade






Sem comentários:

Enviar um comentário